
domingo, 24 de abril de 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
TCC-Terapia cognitivo comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem focal que atua no pensamento, na emoção, no comportamento e na influência ambiental. Trata de diversos problemas psicológicos que envolvem distorções cognitivas que interferem no funcionamento normal dos processos psicológicos. Estudiosos como Aron Beck, Judith Beck, entre outros, são referências nesta abordagem e têm uma série de produções literárias que podem ser acessadas, inclusive em português. Seus trabalhos estão divulgados por todo o mundo e estão tendo ampla aceitação no Brasil.
Conceitos como pensamento automático, crença central e intermediária, são o alvo principal da TCC que promove mudanças nestes itens quando estão distorcidos.
O pensamento automático diz respeito a todo pensamento que surge sem a atenção dirigida para ele, sem controle do indivíduo e a qualquer momento e concorrendo até (em muitos casos) com outras cognições.
A crença central e as intermediárias dizem respeito ao sistema de crenças que vão sendo construídas e solidificadas ao longo da vida do indivíduo. É o resultado das aprendizagens, dos reforços e punições que o indivíduo experimenta desde a mais tenra idade. Estas crenças são ativadas em situações diversas. Elas podem ser positivas ou negativas e podem interferir na saúde mental do sujeito quando são responsáveis por paralisar a pessoa e/ou motivá-la a comportar-se inadequadamente.
A TCC se propõe a modificar os pensamentos automáticos desadaptativos e a desativar estes sistemas de crenças distorcidas a fim de que o sujeito possa funcionar de forma a solucionar seus problemas e a enfrentar situações adversas de forma resiliente.
Assinar:
Postagens (Atom)