Conceitos como pensamento automático, crença central e intermediária, são o alvo principal da TCC que promove mudanças nestes itens quando estão distorcidos.
O pensamento automático diz respeito a todo pensamento que surge sem a atenção dirigida para ele, sem controle do indivíduo e a qualquer momento e concorrendo até (em muitos casos) com outras cognições.
A crença central e as intermediárias dizem respeito ao sistema de crenças que vão sendo construídas e solidificadas ao longo da vida do indivíduo. É o resultado das aprendizagens, dos reforços e punições que o indivíduo experimenta desde a mais tenra idade. Estas crenças são ativadas em situações diversas. Elas podem ser positivas ou negativas e podem interferir na saúde mental do sujeito quando são responsáveis por paralisar a pessoa e/ou motivá-la a comportar-se inadequadamente.
A TCC se propõe a modificar os pensamentos automáticos desadaptativos e a desativar estes sistemas de crenças distorcidas a fim de que o sujeito possa funcionar de forma a solucionar seus problemas e a enfrentar situações adversas de forma resiliente.
3 comentários:
Oi Maria Inês. Quero entrar em contato com vc. Meu e-mail é janaina.diaraujo@gmail.com
Estou atrás de terapia cognitiva para meu filho.
Aguardo seu e-mail com fone para contato.
Em aracaju só existe um local que prepara eficazmente para a Terapia Cognitivo Comportamental.
Esse local é a Faculdade Pio Décimo, pioneira no ensino.
Todos os outros cursos estão em fase de experimentos, até então.
Se tiverem duvidas, visitem:
http://www.piodecimo.edu.br/
Pela qualificação profissional e compromisso da equipe que compõe o corpo docente da Faculdade Estácio de Sergipe, esta se tornou um expoente na área da Psicologia Em Aracaju tendo uma ênfase maior na Terapia Cognitivo Comportamental.
Postar um comentário