sábado, 30 de maio de 2020

As emoções e o sistema imunológico



Você sabia que o estresse, a ansiedade, a tensão e muitos distúrbios psicológicos podem ser responsáveis pela queda da sua imunidade? Isto é o que diz a Psiconeuroimunologia, uma área da ciência que investiga a ligação entre o cérebro, o comportamento e o sistema imunológico, avaliando seus efeitos sobre a saúde física as doenças. 

Sabe-se, por exemplo, que o estresse prolongado - situação tão comum nos dias de hoje - leva ao aumento dos níveis cortisol, entre outros efeitos, inibem a ação do sistema imunológico, tornando o organismo mais vulnerável a viroses e outras infecções. Isto demonstra que, especialmente em períodos conturbados da vida, é preciso cuidar da melhor forma possível das nossas emoções, para não adoecer também o corpo.

Não se pode ignorar as emoções. Se você estiver passando por um momento em que suas emoções estejam abaladas, procure a ajuda de um profissional de Psicologia. Não deixe uma dor agravar outra. A psicoterapia pode ajudar a potencializar daquilo que é bom, a balizar sua forma de ver a vida e não enxergar as coisas como sendo mais graves do que realmente são. Lembre-se que o estresse tem a ver não só com aquilo que acontece, mas também com a forma como você lida com o que acontece.

O bem-estar emocional é um dos pilares para a manutenção da saúde como um todo e diminui a propensão para certas doenças. Cuide das emoções para cuidar também da saúde.

Agenda sua consulta.
Maria Inês Santana de Oliveira 
Psicóloga CRP 19/545

Nenhum comentário: